LAHPIS – Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana

Integrantes

Gabriel Passetti

Coordenador do LAHPIS

Professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2010), onde também concluiu o bacharelado (2002), a licenciatura (2003), o mestrado (2005) e o pós-doutorado (2013). Suas pesquisas atuais são sobre a política internacional sul-americana na segunda metade do século XIX, as relações entre a Argentina e o Chile no período e a análise dos relatos de diplomatas brasileiros nas repúblicas vizinhas após a Guerra do Paraguai. É Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2016 e Bolsista JCNE FAPERJ (2019-2022).

Currículo Lattes | ORCID | Academia
E-mail: gabrielpassetti@id.uff.br

Ana Paula Barcelos

Professora de História do Brasil na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social. Possui graduação (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em História pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História, Poder e Ideias Políticas (UERJ). Suas pesquisas atuais são sobre história intelectual, história da historiografia brasileira e da região do Prata, as relações Brasil/Argentina, a diplomacia e os processos de circulação cultural e de ideias entre meados do século XIX e início do século XX. Procientista UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

Currículo Lattes | ORCID | Academia
E-mail: anapaulabarcelos@gmail.com

Bruno Aranha

Historiador vinculado ao Museu Histórico e à Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Pinhalzinho-SC (FMEC). Doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP) e graduado em História pela USP. Foi pesquisador vinculado ao Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino Americanos da Universidade do Porto (Portugal) e ao núcleo de estudos “El Alto Paraná y la Producción de Yerba Mate” da Universidade de Buenos Aires. Suas pesquisas atuais são sobre a fronteira e as relações entre Brasil e Argentina no século XIX.

Currículo Lattes | ORCID | Academia | Instagram

E-mail: brunoaranha83@gmail.com

Camila Bueno Grejo

Professora na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação (2005), mestrado (2009) e doutorado (2016) em História pela Unesp e pós-doutorado em História pela USP (2020). Suas pesquisas atuais são sobre história política, intelectual e das relações internacionais nas Américas no final do século XIX e início do século XX.

Currículo Lattes | ORCID
E-mail: camila.grejo@ufes.br

Carla Menegat

Professora no Instituto Federal Sul-Riograndense. Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio SWP na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenou e segue vinculada ao GT Fronteiras e Territorialidades da ANPUH, organizando eventos e publicações. Suas pesquisas atuais são sobre as relações transnacionais das elites dos países do Rio da Prata, a constituição das instituições nacionais no Brasil e no Uruguai no século XIX, e os conflitos bélicos entre o Império Brasileiro e as Repúblicas platinas.

Currículo Lattes | ORCID
E-mail: carlamenegat@gmail.com

Daniel Emilio Rojas

Professor de História e Civilização da América Latina contemporânea e cooperação internacional na Université Grenoble Alpes. Membro dos laboratórios ILCEA4 (EA7365) e Mondes Américains (UMR8168) e da Academia Colombiana de História. Doutor em História das Relações Internacionais pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, mestre em história econômica pela EHESS, graduado em história e filosofia pela Escuela Normal Superior de Paris e pela Universidad de los Andes em Bogotá. Sua pesquisa atual é dedicada à história internacional sul-americana durante a primeira metade do século XIX e ao movimento de revolucionários e contra-revolucionários no Oceano Pacífico na segunda metade do século XX. Bolsista do CNRS no ano 2022-2023.

Academia
E-mail: daniel.rojas@univ-grenoble-alpes.fr

Daniel Rei Coronato

Professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande. Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), mestre em Ciências Sociais (área de concentração: Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp (2011). Também é vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI), da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas atuais são sobre a História da Política Externa Brasileira, em especial do século XIX, assim como state-building e fronteira.

Currículo Lattes | ORCID | Instagram | LinkedIn
E-mail: daniel.coronato@unisantos.br

Fernando Comiran

Professor de História da Política Externa Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em História Ibero-Americana pela PUCRS (2018) com estágio doutoral junto ao Departamento de História Contemporânea da Universidade Complutense de Madrid. Possui mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Assis (2008) e é graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (2005). Suas pesquisas atuais são sobre a História da Política Externa Brasileira e as relações ibero-americanas, em especial do século XIX.

Currículo Lattes | ORCID
E-mail: fernandocomiran@gmail.com

Frederico Ferreira

Doutor em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em História pela mesma instituição. Graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília. Arquivista do Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro. Também é vinculado ao GEPPBD – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre patrimônio Bibliográfico e Documental, da Universidade Federal da Bahia. Suas pesquisas atuais são sobre a História das Relações Internacionais Brasil – África durante o século XIX e o uso de fontes históricas em pesquisas de história das relações internacionais.

Currículo Lattes | ORCID | Academia | Twitter
E-mail: frederico.ferreira@itamaraty.gov.br

Gilberto da Silva Guizelin

Professor e vice coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná. Doutor em História pela Unesp Franca (2016). Mestre em História Social (2011) e Licenciado em História (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2011). Concluiu pesquisa em nível de pós-doutorado em História Social USP (2018-2020). Foi Doutorando Visitante junto ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL, 2013-2014). Suas pesquisas atuais são sobre a inter-relação da História da Escravidão e Diáspora Africana com a História das Relações Internacionais do Império do Brasil.

Currículo Lattes | ORCID
E-mail: guizelin.gs@gmail.com

José Augusto Ribas Miranda

Professor de História Moderna e Contemporânea na Universidad Austral de Chile. Doutor em História Ibero-Americana pela PUCRS (2017). Foi pesquisador visitante do Latein Amerika Institut, da Universidade Livre de Berlim, entre 2015-2016. Suas pesquisas atuais são sobre a História Econômica e Financeira, História do Capitalismo, História da América Latina no século XIX, Repúblicas do Pacífico (Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile).

Currículo Lattes | ORCID | Academia|Twitter| LinkedIn
E-mail: jose.miranda@uach.cl

Luan Mendes de Medeiros Siqueira

Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Graduado (2015) e Mestre em História (2018) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas pesquisas são sobre História das Relações Internacionais entre o Império do Brasil e as repúblicas platinas, bem como o estudo da composição dos diplomatas imperiais e a estrutura do Ministério dos Negócios Estrangeiros no século XIX.

Currículo Lattes | ORCID | Instagram
E-mail: luan.mendes94@gmail.com

Marcus Vinicius Correia Biaggi

Graduado (2010), Mestre (2014) e Doutor (2019) em História pela USP. Também realizou pesquisa pós-doutoral, vinculado ao Birkbeck, University of London (2021/2022), com bolsa do CNPq/INCT Proprietas. Além de membro do LAHPIS, é membro do GT de História e Relações Internacionais da ANPUH-Brasil e integra a Rede Proprietas (hoje INCT Proprietas – História Social das Propriedades e Direitos de Acesso). Suas pesquisas atuais são sobre temas relacionados à história social, cultural e do trabalho da diplomacia brasileira, com ênfase na diplomacia do Brasil no Reino Unido entre os anos 1820 e 1830 e problemas tais como os lugares que ocupou no espaço urbano, modos de funcionamento, produção de documentos, funcionários subalternos, percepção de fenômenos estrangeiros, entre outros.

Currículo Lattes | ORCID
E-mail: marcusviniciuscorreiabiaggi@gmail.com

Nicolás Arenas Deleón

Professor de História Americana no Instituto de História da Universidad de los Andes (Chile). Doutor e Mestre em História pela Universidad de los Andes (Chile, 2020 e 2017), Master em História do Mundo Hispânico pela Universitát Jaume I (Espanha, 2011) e Licenciado em História pela Universidad de Montevideo (Uruguai, 2007). Atualmente realiza pesquisa em nível de pós-doutorado no Instituto de História da Universidad de los Andes (Chile). Suas pesquisas são sobre o estudo da história do livro e da edição, as redes intelectuais transnacionais e as relações entre diplomacia e cultura durante a segunda metade do século XIX no Cone Sul. Coordenador de Nó do Grupo Interuniversitario de Estudios sobre Diplomacias y Culturas e Coordenador da Red Iberoamericana de Historia de la Historiografía.

Academia | ResearchGate | Google Scholar
E-mail: nicotab@gmail.com

Paula Bruno

Doutora em História pela Universidade de Buenos Aires. É também licenciada em História pela mesma Universidade e possui mestrado em Investigação Histórica pela Universidade de San Andrés. É e foi professora convidada na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris), no Instituto Universitário Europeu (Florença), na Universidade Complutense de Madrid, na Universidade de Barcelona, na Universidade de Girona, no Instituto de Investigação “José María Luis Mora” (México), na Universidade Nacional Autónoma do México, na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, na Universidade de Verona, no Instituto Ibero-Americano de Berlim, no Instituto de Estudos Avançados de Madrid (MIAS), entre outros. É autora de livros (4 como autora única, 1 como coautora e 3 como editora) e de artigos em revistas, capítulos de livros e resenhas sobre história cultural hispano-americana, história das mulheres, história dos intelectuais, história diplomática e biografia histórica. Pelos seus trabalhos de pesquiisa, recebeu os seguintes prémios: Prémio Pensamiento de América “Leopoldo Zea” (2008), Prémio Especial “Eduardo Mallea” (2016), Prémio “Gregorio Weinberg” (2016), entre outras distinções e bolsas.

Academia | Acta Académica
E-mail: pbruno@utdt.edu

Pedro Gustavo Aubert

Professor substituto de História na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Doutor (2017) e Mestre (2011) em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado (2007) e Licenciatura (2011) pela Universidade de São Paulo. Integra o Grupo de Trabalho de História e Relações Internacionais da ANPUH-SP, estando atualmente como coordenador do mesmo. Coordenou o Curso de Formação Democracia, Cidadania e Participação Social, realizado em parceria entre as Escolas de Cidadania, Mandato Paulo Teixeira e Fundação Friedrich Ebert Stiftung Brasil, lecionou a disciplina de sociologia nas Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (UNISEPE) e atualmente integra também o quadro docente do curso de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. Suas pesquisas são sobre a diplomacia do Império Brasileiro em meados do século XIX e a atuação do Visconde do Uruguai.

Currículo Lattes | ORCID
E-mail: pedroaubert@yahoo.com.br

Rafael da Fonseca Tamae

Mestre em História Social (2020) e bacharel em Relações Internacionais (2016) pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas são sobre as relações entre o Império Brasileiro e as repúblicas platinas e o processo de formulação da política externa brasileira em meados do século XIX.

Currículo Lattes | Academia
E-mail: rftamae@gmail.com

Talita Alves de Messias

Doutora em História pela Unisinos, Mestra em Economia Política Internacional pela UFRJ, Especialista em História do Rio Grande do Sul pela Unisinos e Bacharela em Economia pela UNESC. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad de Buenos Aires, por seis meses, com bolsa PDSE-CAPES. Atualmente é integrante do diretório da Red Historia Económica Iberoamericana (RHEI). Suas pesquisas são na área de História Econômica e Economia, relacionadas à dívida pública dos países da Bacia do Rio da Prata durante os conflitos geopolíticos do século XIX, e à dívida ativa das empresas para com os estados brasileiros no século XXI..

Currículo Lattes | ORCID | Academia | Linkedin

E-mail: talita-alves@hotmail.com

Victória Santos

Mestranda em Estudos Estratégicos (PPGEST/UFF). Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. Foi bolsista PIBIC em projeto de pesquisa vinculado ao LAHPIS, sobre os diplomatas do Império em Buenos Aires no pós-Guerra do Paraguai, a partir da documentação do Arquivo Histórico do Itamaraty. Possui interesse nas áreas de Política Externa e de Defesa Brasileira no século XIX; Relações entre Brasil, Argentina e Paraguai e Política Internacional Sul-americana. Atualmente pesquisa a trajetória diplomática do Visconde de Araguaia nas repúblicas do Prata entre 1871 e 1874.

Currículo Lattes | Academia

E-mail: victoria_santos@id.iuff.br

Translate »
// Código adicionado para exibir corretamente os elementos http quando acessado com https (ou vice versa)