Apresentação
O LAHPIS – Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana está sediado no Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF) e reúne pesquisadores e pesquisadoras de universidades do Brasil e do exterior.
Esta rede intelectual começou a ser constituída no ano de 2020, durante o Simpósio Internacional “A Guerra do Paraguai: 150 anos depois” e logo foi ampliada de modo a abarcar outros temas. Desde então, suas pesquisas resultaram na publicação do dossiê “A Guerra da Tríplice Aliança, 150 anos depois” (Revista Diálogos, 2020), do livro “Nas teias da diplomacia: percursos e agentes da política externa brasileira no século XIX” (Mauad/Faperj, 2022) e do dossiê “Diplomacias nas Américas: atores, práticas e redes (séculos XIX e XX)” (Revista da ANPHLAC, 2024).
Em 2021, o LAHPIS foi reconhecido como grupo de pesquisa pela UFF e pelo CNPq e credenciado no DGP. Atualmente conta com dezenove integrantes vinculados às seguintes instituições: UFF, UERJ, UFRJ, UFPR, UFES, FURG, IFRS, Université Grenoble-Alpes, Universidad Austral de Chile, Universidad de los Andes (Chile) e Arquivo Histórico do Itamaraty.
Suas pesquisas estão organizadas em três linhas de pesquisa: “Política internacional sul-americana”, “Diplomatas e agentes da política internacional sul-americana” e “Empresas, finanças e política na América do Sul”. As produções individuais de seus integrantes podem ser acessadas em nossa Biblioteca.
O grupo consolidou seu foco na política internacional sul-americana no longo século XIX, abordando fontes de origem diplomática através de um olhar metodológico renovado, em diálogo com a História Intelectual e a área de Relações Internacionais.